O que a
Iglesia Ni Cristo é

Share on facebook
Share on email
Share on twitter
Share on pinterest
Share on linkedin
Share on telegram

A Iglesia Ni Cristo é uma igreja ou uma religião? Antes de respondermos a essa pergunta, vamos primeiro definir os termos “igreja” e “religião” para chegar a um entendimento adequado da questão. Como os apóstolos definiram o termo “igreja”? O apóstolo Paulo definiu “igreja” como o corpo de Cristo (Col. 1:18). O léxico, por outro lado, fornece muitas definições para a palavra “igreja”. Para o propósito da nossa discussão, vamos usar esta definição:

“Um corpo particular de cristãos unidos sob uma forma de governo eclesiástico, em um mesmo credo, e usando o mesmo ritual e cerimônias.” (Webster’s New Unabridged Dictionary, 2nd ed., 1983, s.v. church – traduzido para o português)

A religião, etimologicamente, vem da palavra latina religare”, que significa amarrar ou atar de novo. Uma das suas definições afirma que

“é uma crença em um poder ou poderes divinos ou sobre-humanos a ser obedecido e adorado como o(s) criador(es) e governante(s) do universo”. (Ibidem)”

Concordando com estas definições, a Iglesia Ni Cristo é tanto uma igreja como uma religião. A prova de que a Iglesia Ni Cristo é uma igreja é o fato de que os seus membros pertencem a um sò corpo (Rom. 12: 4-5), têm um só credo ou fé (Efe. 4: 4-6), estão unidos sob uma liderança, ou seja, sob um ministro cuja autoridade vem de Deus (Col. 1:25), e seguem os mesmos ritos durante os serviços de adoração – onde quer que estejam (I Cor. 14:26).

A Iglesia Ni Cristo é uma religião porque adora o único Deus verdadeiro, o Pai, conforme apresentado pelo nosso Senhor Jesus Cristo (João 17: 1, 3), que é Todo-Poderoso (Gên. 17: 1) e Quem fez todas as coisas (Isa. 44:24). Além disso, a Iglesia Ni Cristo é uma religião no sentido mais verdadeiro da palavra, porque é um instrumento de Deus para trazer o homem de volta a Ele. O profeta Malaquias anota as palavras de Deus, assim:

“Vocês são como os seus antepassados: abandonam as minhas leis e não as cumprem. Voltem para mim, e eu voltarei para vocês …” (Mal. 3:7 Nova Tradução na Linguagem de Hoje)

Portanto, a verdadeira essência da religião é a obediência à vontade de Deus.  O homem só pode retornar a Deus se obedecer à Sua vontade. Em relação à vontade de Deus, na carta dele aos Efésios, o Apóstolo Paulo declara:

“Agora Deus nos revelou sua vontade secreta a respeito de Cristo, isto é, o cumprimento de seu bom propósito. E o plano é este: no devido tempo, ele reunirá sob a autoridade de Cristo tudo que existe nos céus e na terra. (Efe. 1:9-10 Nova Versão Transformadora)

Todas as pessoas, então, devem ser reunidas em Cristo para cumprir a vontade de Deus, assim, isso as faria com que voltassem a Deus. Como elas poderao fazer isso? Se tornando membros do corpo de Cristo ou da Sua Igreja:

“Da mesma forma que o nosso corpo tem vários membros e cada membro, uma função específica, assim é também o corpo de Cristo. Somos membros diferentes do mesmo corpo, e todos pertencemos uns aos outros.” (Rom. 12:4-5 Nova Versão Transformadora)

“Ele é a cabeça do corpo, que é a igreja. Ele é o princípio, supremo sobre os que ressuscitam dos mortos; portanto, Ele é primeiro em tudo.” (Col. 1:18 Nova Versão Transformadora)

A Igreja da qual Cristo é a cabeça não é outra senão a Igreja que Ele estabeleceu, a Igreja De Cristo (Mat. 16:18; Atos 20:28 Lamsa Translation). Assim, a Iglesia Ni Cristo sendo uma religião é o meio pelo qual o homem pode retornar a Deus para cumprir a Sua vontade de que todos os homens estejam sob Cristo.

Um indivíduo não pode ser chamado de membro da Iglesia Ni Cristo simplesmente porque conhece ou professa fé em nosso Senhor Jesus Cristo. O homem deve obedecer ao mandamento de Cristo. João 10:9 Revised English Bible declara, assim:

“Eu sou a porta; qualquer um que vier para o rebanho através de Mim será salvo.” – traduzido para o português

O rebanho a que se refere o versículo é a Igreja De Cristo:

“Cuidem pois de vocês mesmos e de todo o rebanho sobre o qual o Espírito Santo vos nomeou supervisores, para alimentar a Igreja De Cristo, que Ele comprou com Seu sangue.” (Atos 20:28 Lamsa Translation – traduzido para o português)

Conforme mandado por Cristo, vir para o rebanho ou entrar na Igreja não é apenas ter fé em Cristo, ele ou ela deve ser ensinado com as palavras de Deus, ter fé nelas, e ser batizado na Igreja encabeçada por Cristo:

“Jesus lhes disse: “Vão ao mundo inteiro e anunciem as boas-novas a todos. Quem crer e for batizado será salvo, mas quem se recusar a crer será condenado.” (Mar. 16:15-16 Nova Versão Transformadora)

“Pois, em um só Espírito, todos nós fomos batizados em um corpo, quer judeus, quer gregos, quer escravos, quer livres. E a todos nós foi dado beber de um só Espírito.” (I Cor. 12:13 Almeida Revista e Atualizada)

Share on facebook
Share on email
Share on twitter
Share on pinterest
Share on linkedin
Share on telegram