The attributes of the true God, the Father

Os atributos do verdadeiro
Deus, o Pai

Os atributos do verdadeiro Deus, o Pai

Die Werke, die Gott Lob und Ehre bringen, sind nicht die Werke, die lediglich vom Menschen entworfen wurden, sondern „gute Werke, die Gott für uns vorherbestimmt (vorher geplant) hat“.

Por KENNETH A. OUANO

(Traduzido para o português por JAWORSKI BANZALI)

HÁ PESSOAS hoje que estão perdendo a fé em Deus.  E há aqueles cuja fé em Deus está se tornando cada vez mais baseada em mitos, lendas e opiniões pessoais.  Essa é uma das coisas que distinguem a Iglesia Ni Cristo (Igreja De Cristo) das outras igrejas chamadas “cristãs”: quando se trata de conhecer a Deus, a verdadeira Igreja adere estritamente às Suas verdades reveladas nas Sagradas Escrituras ou na Bíblia.

Assim, os membros da Igreja De Cristo acreditam fielmente que há um só Deus, o Pai Todo-Poderoso no céu (João 17:3,1).  Ele é o criador de todas as coisas, e o homem faz parte de Sua criação (Salmos 100:3).

O Poder Dele

O único Deus verdadeiro falou de si mesmo dizendo: “Eu sou o Deus Todo-Poderoso” (Gênesis 35:11 Nova Almeida Atualizada).  Ele se apresentou como tendo soberania ou poder supremo, declarando Sua onipotência.  Os verdadeiros cristãos acreditam que há apenas um só Deus (I Coríntios 8:6 NAA) e nada e ninguém excede o Seu poder:

 “As Escrituras dizem: ‘Deus colocou todas as coisas sob o seu poder.’ Quando elas dizem que ‘todas as coisas’ foram colocadas sob o seu poder, é claro que não incluem o próprio Deus. Deus é quem põe todas as coisas sob o domínio de Cristo.   Depois de tudo ficar sob o domínio de Cristo, então o próprio Filho vai ficar sob o domínio de Deus, aquele que pôs todas as coisas sob o domínio de Cristo. Assim, Deus terá o poder absoluto sobre tudo.” (I Coríntios 15:27–28 Versão Fácil de Ler)

Os verdadeiros cristãos, reconhecendo o Pai como o único Deus verdadeiro (II Coríntios 1:3), também acreditam que Ele está sobre todo, por meio de todos e está em todos (Efésios 4:6 NAA).  Eles sustentam a crença dos antigos servos de Deus de que os olhos do Senhor Deus estão vigiando em todos os lugares (Provérbios 15:3) e que Ele está acima de todas as nações e Sua glória está acima dos céus (Salmos 113:4).  Assim, a onipresença também é um dos atributos do único Deus verdadeiro.  A Bíblia afirma que o próprio Deus declarou isso ao homem:

“‘Sou eu apenas um Deus de perto’, pergunta o Senhor, ‘e não também um Deus de longe? Poderá alguém esconder-se sem que Eu o veja?’, pergunta o Senhor.  ‘Não sou Eu aquele que enche os céus e a terra?’, pergunta o Senhor.” (Jeremias 23:23–24 Nova Versão Internacional)

O poder de Deus é imensamente grande e eterno.  Seu poder que pode ser claramente visto através das coisas que Ele criou prova Sua existência inquestionável:

“Porque as suas coisas invisíveis, desde a criação do mundo, tanto o seu eterno poder, como a sua divindade, se entendem, e claramente se vêem pelas coisas que estão criadas, para que eles fiquem inescusáveis; …”  (Romanos 1:20 Almeida Revista e Corrigida)

Desde a época em que o homem percebeu a complexidade até mesmo do mais ínfimo organismo e se maravilhou com a vastidão do universo, há aqueles que podem ter duvidado de como um Deus poderia ter criado todos eles.  A Bíblia esclarece isso:

“Assim diz o Senhor, o seu redentor, que o formou no ventre: ‘Eu sou o Senhor, que fiz todas as coisas, que sozinho estendi os céus, que espalhei a terra por mim mesmo …’” (Isaías 44:24 NVI)

O único Deus verdadeiro criou por Ele mesmo todas as coisas do universo, assim, Ele não teve a ajuda de ninguém.  Ele sozinho criou o firmamento e os céus (Salmos 19:1–4) e Sua mão poderosa criou e deu vida a todos os seres vivos, incluindo a humanidade (Jó 12:7–10).  Essa é a grandeza do poder de Deus.

A Sabedoria Dele

O único Deus verdadeiro é um Deus onisciente – Ele sabe todas as coisas (I João 3:20).  O quanto Deus sabe?  Ele mesmo declarou que sabe tudo no passado, no presente e no futuro:

“Vejam, o que tinha anunciado a vocês já aconteceu.  Agora vou lhes anunciar coisas novas, anuncio estas coisas antes delas acontecerem.”  (Isaías 42:9 Versão Facil de Ler)

Nenhuma pessoa pode esconder seus pensamentos e sentimentos de Deus.  Não há nada que Deus não possa saber, mesmo que esteja escondido:

“‘Poderá um ser humano se esconder num esconderijo onde eu não possa vê-lo? Eu, o SENHOR, estou falando. Não encho com a minha presença os céus e a terra?’ O SENHOR falou isso.” (Jer. 23:24 Versão Facil de Ler)

Onisciência é outro atributo exclusivo do único Deus verdadeiro.  Ele sabe tudo, até mesmo as coisas que estão no coração de todas as pessoas (I Reis 8:39).  Todo esse conhecimento e sabedoria são conhecidos por Deus, não porque alguém O ensinou (Isaias 40:13–14).  A verdade é, o próprio Deus estabeleceu a sabedoria desde o início (Provérbios 8:1, 12, 22–23).  Portanto, se alguém adora um “deus” que não é onisciente, então, ele está adorando um falso deus.

A existência Dele 

De acordo com o Senhor Jesus Cristo, Deus é espírito (João 4:24).  Ao contrário de um ser humano, um espírito não tem carne nem ossos (Lucas 24:39), não tem imagem ou forma e é invisível (I Timóteo 1:17).  O estado de ser de Deus é melhor compreendido sabendo que Ele mesmo declarou que Ele não é homem (Oseas 11:9). Ao contrário do homem, Deus é perfeito (Mateus 5:48) e imutável (Malaquias 3:6).  Os antigos israelitas sabiam disso e mesmo os primeiros cristãos entendiam que Deus não tem variação, nem mesmo uma sombra de mudança (Tiago 1:17 NAA).  Portanto, se as pessoas adoram ídolos ou imagens de homens, mulheres, animais ou semelhantes, o que elas estão adorando são falsos deuses.

As culturas antigas acreditavam em divindades que viveram e morreram em suas histórias épicas.  Essas pessoas os adoravam como deuses.  No entanto, podemos distinguir que nenhum deles é o verdadeiro Deus porque o único Deus verdadeiro não morre.  Ele é imortal e eterno (1 Timóteo 1:17), pois não tem princípio nem fim:

“Antes de nascerem os montes e de criares a terra e o mundo, de eternidade a eternidade tu és Deus.”  (Salmos 90:2 NVI)

Deus sabe tudo e nada está escondido Dele.  Ele é perfeito e imutável e todo-poderoso, mas também Ele é justo, misericordioso e cheio de benignidade (Jeremias 32:18, Números 14:18).  As pessoas devem saber quem é o verdadeiro Deus e quais são os Seus atributos.

No entanto, conhecê-Lo não é suficiente.  É o dever do homem adorá-Lo e serví-Lo, como está escrito em Salmos 95:6–7, assim:

“Vinde, adoremos e prostremo-nos; ajoelhemos diante do SENHOR, que nos criou.  Ele é o nosso Deus, e nós, povo do seu pasto e ovelhas de sua mão.  Hoje, se ouvirdes a sua voz …” (Almeida Revista Atualizada)