Os atributos do
verdadeiro Deus, o Pai

Por KENNETH A. OUANO

(Traduzido para o português por JAWORSKI BANZALI)

HÁ PESSOAS hoje que estão perdendo a fé em Deus.  E há aqueles cuja fé em Deus está se tornando cada vez mais baseada em mitos, lendas e opiniões pessoais.  Essa é uma das coisas que distinguem a Iglesia Ni Cristo (Igreja De Cristo) das outras igrejas chamadas “cristãs”: quando se trata de conhecer a Deus, a verdadeira Igreja adere estritamente às Suas verdades reveladas nas Sagradas Escrituras ou na Bíblia.

Assim, os membros da Igreja De Cristo acreditam fielmente que há um só Deus, o Pai Todo-Poderoso no céu (João 17:3,1).  Ele é o criador de todas as coisas, e o homem faz parte de Sua criação (Salmos 100:3).

O Poder Dele
O único Deus verdadeiro falou de si mesmo dizendo: “Eu sou o Deus Todo-Poderoso” (Gênesis 35:11 Nova Almeida Atualizada).  Ele se apresentou como tendo soberania ou poder supremo, declarando Sua onipotência.  Os verdadeiros cristãos acreditam que há apenas um só Deus (I Coríntios 8:6 NAA) e nada e ninguém excede o Seu poder:

 “As Escrituras dizem: ‘Deus colocou todas as coisas sob o seu poder.’ Quando elas dizem que ‘todas as coisas’ foram colocadas sob o seu poder, é claro que não incluem o próprio Deus. Deus é quem põe todas as coisas sob o domínio de Cristo.   Depois de tudo ficar sob o domínio de Cristo, então o próprio Filho vai ficar sob o domínio de Deus, aquele que pôs todas as coisas sob o domínio de Cristo. Assim, Deus terá o poder absoluto sobre tudo.” (I Coríntios 15:27–28 Versão Fácil de Ler)

Os verdadeiros cristãos, reconhecendo o Pai como o único Deus verdadeiro (II Coríntios 1:3), também acreditam que Ele está sobre todo, por meio de todos e está em todos (Efésios 4:6 NAA).  Eles sustentam a crença dos antigos servos de Deus de que os olhos do Senhor Deus estão vigiando em todos os lugares (Provérbios 15:3) e que Ele está acima de todas as nações e Sua glória está acima dos céus (Salmos 113:4).  Assim, a onipresença também é um dos atributos do único Deus verdadeiro.  A Bíblia afirma que o próprio Deus declarou isso ao homem:

“‘Sou eu apenas um Deus de perto’, pergunta o Senhor, ‘e não também um Deus de longe? Poderá alguém esconder-se sem que Eu o veja?’, pergunta o Senhor.  ‘Não sou Eu aquele que enche os céus e a terra?’, pergunta o Senhor.” (Jeremias 23:23–24 Nova Versão Internacional)

O poder de Deus é imensamente grande e eterno.  Seu poder que pode ser claramente visto através das coisas que Ele criou prova Sua existência inquestionável:

“Porque as suas coisas invisíveis, desde a criação do mundo, tanto o seu eterno poder, como a sua divindade, se entendem, e claramente se vêem pelas coisas que estão criadas, para que eles fiquem inescusáveis; …”  (Romanos 1:20 Almeida Revista e Corrigida)

Desde a época em que o homem percebeu a complexidade até mesmo do mais ínfimo organismo e se maravilhou com a vastidão do universo, há aqueles que podem ter duvidado de como um Deus poderia ter criado todos eles.  A Bíblia esclarece isso:

“Assim diz o Senhor, o seu redentor, que o formou no ventre: ‘Eu sou o Senhor, que fiz todas as coisas, que sozinho estendi os céus, que espalhei a terra por mim mesmo …’” (Isaías 44:24 NVI)

O único Deus verdadeiro criou por Ele mesmo todas as coisas do universo, assim, Ele não teve a ajuda de ninguém.  Ele sozinho criou o firmamento e os céus (Salmos 19:1–4) e Sua mão poderosa criou e deu vida a todos os seres vivos, incluindo a humanidade (Jó 12:7–10).  Essa é a grandeza do poder de Deus.

A Sabedoria Dele
O único Deus verdadeiro é um Deus onisciente – Ele sabe todas as coisas (I João 3:20).  O quanto Deus sabe?  Ele mesmo declarou que sabe tudo no passado, no presente e no futuro:

“Vejam, o que tinha anunciado a vocês já aconteceu.  Agora vou lhes anunciar coisas novas, anuncio estas coisas antes delas acontecerem.”  (Isaías 42:9 Versão Facil de Ler)

Nenhuma pessoa pode esconder seus pensamentos e sentimentos de Deus.  Não há nada que Deus não possa saber, mesmo que esteja escondido:

“‘Poderá um ser humano se esconder num esconderijo onde eu não possa vê-lo? Eu, o SENHOR, estou falando. Não encho com a minha presença os céus e a terra?’ O SENHOR falou isso.” (Jer. 23:24 Versão Facil de Ler)

Onisciência é outro atributo exclusivo do único Deus verdadeiro.  Ele sabe tudo, até mesmo as coisas que estão no coração de todas as pessoas (I Reis 8:39).  Todo esse conhecimento e sabedoria são conhecidos por Deus, não porque alguém O ensinou (Isaias 40:13–14).  A verdade é, o próprio Deus estabeleceu a sabedoria desde o início (Provérbios 8:1, 12, 22–23).  Portanto, se alguém adora um “deus” que não é onisciente, então, ele está adorando um falso deus.

A existência Dele 
De acordo com o Senhor Jesus Cristo, Deus é espírito (João 4:24).  Ao contrário de um ser humano, um espírito não tem carne nem ossos (Lucas 24:39), não tem imagem ou forma e é invisível (I Timóteo 1:17).  O estado de ser de Deus é melhor compreendido sabendo que Ele mesmo declarou que Ele não é homem (Oseas 11:9). Ao contrário do homem, Deus é perfeito (Mateus 5:48) e imutável (Malaquias 3:6).  Os antigos israelitas sabiam disso e mesmo os primeiros cristãos entendiam que Deus não tem variação, nem mesmo uma sombra de mudança (Tiago 1:17 NAA).  Portanto, se as pessoas adoram ídolos ou imagens de homens, mulheres, animais ou semelhantes, o que elas estão adorando são falsos deuses.

As culturas antigas acreditavam em divindades que viveram e morreram em suas histórias épicas.  Essas pessoas os adoravam como deuses.  No entanto, podemos distinguir que nenhum deles é o verdadeiro Deus porque o único Deus verdadeiro não morre.  Ele é imortal e eterno (1 Timóteo 1:17), pois não tem princípio nem fim:

“Antes de nascerem os montes e de criares a terra e o mundo, de eternidade a eternidade tu és Deus.”  (Salmos 90:2 NVI)

Deus sabe tudo e nada está escondido Dele.  Ele é perfeito e imutável e todo-poderoso, mas também Ele é justo, misericordioso e cheio de benignidade (Jeremias 32:18, Números 14:18).  As pessoas devem saber quem é o verdadeiro Deus e quais são os Seus atributos.

No entanto, conhecê-Lo não é suficiente.  É o dever do homem adorá-Lo e serví-Lo, como está escrito em Salmos 95:6–7, assim:

“Vinde, adoremos e prostremo-nos; ajoelhemos diante do SENHOR, que nos criou.  Ele é o nosso Deus, e nós, povo do seu pasto e ovelhas de sua mão.  Hoje, se ouvirdes a sua voz …” (Almeida Revista Atualizada)